O relógio desperta. Quando se percebe... 10h30minutos! Segundona! Uma semana pela frente! Levanta-se, pega-se um jornal, lê-se algumas manchetes, um cafezinho muito bom é tomado, depois então é que se começa organizar o dia de trabalho ou... a semana de quatro dias e meio, porque meio da segunda-feira já se foi.
Este deve ser o sonho de muita gente num mundo globalizado e capitalista como o nosso. Sonho de “fazer” o seu tempo.
A preocupação e a necessidade de se produzir, consumir, realizar, inventar isto ou aquilo acaba tomando um tempo precioso. Ao passar dos anos, olha-se para trás e descobre-se que houve tempo para trabalhar, para realizar e construir muitas coisas, mas, não foi separado um tempo para a própria pessoa e o tempo que se poderia ter tido não foi devidamente aproveitado.
Estava eu na fila gigantesca de um banco um dia destes (e acredito que o banco “desconhecia” a legislação vigente, porque eu fiquei muito mais do que os máximos quinze minutos exigidos por lei), e a minha frente dois senhores muito bem aparentados trocavam idéias: “Comprei isto e paguei o olho da cara! Aqui tudo é muito caro e nosso Presidente não apita nada mesmo... fazer o quê!” “Pois é; matar esse bando de políticos ladrões seria uma ótima solução.” E a conversa foi longe e meu ouvido encheu com tanto lixo!
Meu aparelho auditivo testemunhou até que Bin Laden errou o alvo; o avião devia ter atingido Brasília, olhe só!...
Fiquei pensando como dois homens tão bem aparentados podiam ser tão cheios de futilidades! Perderam um tempão falando baboseiras que não levaram a nada e nenhuma diferença fez, pelo contrário, incomodou a mim e com certeza muita gente, porque o infausto diálogo era realmente exposto em bom tom.
Que diferença faria no avanço do País ou mesmo na vida dos dois? Quanto tempo perdido!
As desigualdades no mundo todo realmente existem. E no Brasil não seria diferente. É assim desde que Pedro Álvares Cabral o descobriu; se realmente for essa a história.
Os que estão na direção de Deus estão seguros e livres de jogar tanta conversa e tanto tempo fora. Assuntos tais não trazem resultados bons.
Se fizermos bom proveito de cada tempinho extra, podemos aprender um idioma a mais, ler um bom livro, informarmo-nos sobre atualidades sem nos contagiarmos, sonhar, planejar... seja na fila do banco, esperando o metrô, na sala de espera do consultório médico, sozinho no quarto.... Aproveitar o tempo é muito bom! Aproveitar com a família, com os amigos, e principalmente, aproveitar para ter um diálogo com Deus, afinal é exclusivamente Ele Quem nos proporciona o tempo, bem precioso que Ele nos oferece gratuitamente. Então... Ele “mais do que” merece!
Isso é ser inteligente. E inteligência, foi também Ele Quem nos agraciou. Unamos os dois então: inteligência e tempo! Uma dupla excelente!
segunda-feira, 28 de julho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário